Total de visualizações de página

Visitantes

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Dia das Mulheres


O Colégio Estadual Duque de Caxias vem por meio deste parabenizar homenager todas as mulheres que estudam e trabalham em nosso colégio. Desejamos a todas um maravilhoso dia (dias) de vitória, saúde, amor e paz a todas vocês.
Grupo Gestor, Coordenação dos turnos Matutino, Vespertino, Noturno e Merenda.

Nosso Patrono - Duque de Caxias

Luís Alves de Lima e Silva desde cedo ingressou na vida militar. Cadete desde os cinco anos de idade, ingressou na Academia Militar aos 15 anos e, em 1822, organizou a Guarda Imperial de D. Pedro I. Tomou parte nas ações militares da Balaiada, no Maranhão, em 1839. O papel que desempenhou, na resolução do conflito, valeu-lhe o título de Barão de Caxias. Foi nomeado para Presidente (governador) da Província do Maranhão e Comandante das Forças Militares.
Dominou os movimentos revoltosos dos liberais em Minas Gerais e São Paulo. Em 1845, quando decorria a Guerra dos Farrapos, recebeu o título de Marechal de Campo. Passou a ocupar o cargo de Presidente (governador) do Rio Grande do Sul. No plano externo, participou de todas as campanhas platinas do Brasil independente, como a campanha da Cisplatina (1825-1828), contra as Províncias Unidas do Rio da Prata. Comandante chefe do Exército do Sul, dirigiu as campanhas vitoriosas contra Oribe, no Uruguai, e Juan Manuel de Rosas, na Argentina (1851 - 1852). Comandante-geral das forças brasileiras (1866) e, pouco depois, comandante-geral dos exércitos da Tríplice Aliança (1867), na Guerra do Paraguai (1864-1870). O conflito com o Paraguai, no qual teve importante atuação estratégica, comandando uma fase de vitórias, como nas batalhas do Avaí e Lomas Valentinas, em dezembro de 1868, conduzindo à ocupação da cidade de Assunção, valeu-lhe o título de duque, o único atribuído durante a época imperial. Em reconhecimento aos seus serviços, o Imperador Pedro II agraciou-o, sucessivamente, com os títulos de Barão, Conde, Marquês e Duque de Caxias. Faleceu em 7 de maio de 1880, na Fazenda Santa Mônica, Desengano (hoje Juparanã, Rio de Janeiro), e os seus restos mortais, bem como os da sua família, repousam no Panteão Duque de Caxias. Para culto de sua memória, o governo federal proclamou-o, em 1962, "patrono do Exército brasileiro". O dia do seu nascimento, 25 de agosto, é considerado o Dia do Soldado. Seu nome está inscrito no "Livro dos Heróis da Pátria".

Semana da Alimentação 2010

Semana da Alimentação 2010
Turmas Vespertino

Atividades do dia do Circo - 2010

Atividades do dia do Circo - 2010
Comemoração Turno Vespertino

Passeio ao Museu - 2010

Passeio ao Museu - 2010
Turno Matutino

Dia das Mulheres 2010

Dia das Mulheres 2010
Funcionárias do Colégio