Total de visualizações de página

Visitantes

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Qual foi a Primeira Escola?

Tirado do Site: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-foi-a-primeira-escola
Qual foi a primeira escola?


por Luiz Fujita

Foram as escolas fundadas na Europa no século 12. Isso se considerarmos o modelo de escola que temos hoje, com professor e crianças como alunos. Na Grécia antiga as crianças eram educadas, mas de modo informal, sem divisão em séries nem salas de aula. Já na Europa medieval o conhecimento ficava restrito aos membros da Igreja e a poucos nobres adultos.

A palavra "escola" vem do grego scholé, que significa, acredite se quiser, "lugar do ócio". Isso porque as pessoas iam à escola em seu tempo livre, para refletir. Vários centros de ensino pipocaram pela Grécia, por iniciativa de diferentes filósofos. As escolas geralmente eram levadas adiante pelos discípulos do filósofo-fundador e cada uma valorizava uma área do conhecimento. A escola de Isócrates, um exímio orador, por exemplo, era muito forte no ensino da eloqüência, que é a arte de se expressar bem. Mas as escolas multitemáticas, que contemplam as disciplinas básicas que temos hoje, como matemática, ciências, história e geografia, só surgiram entre os séculos 19 e 20.

1-2-3 DO ABC

Primeiras formas de ensino surgiram há quase 2400 anos

4000 a.C.
Por volta de 4000 a.C., os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme, considerada uma das primeiras formas de escrita. O saber escrever era ensinado em casa, de pai para filho.

387 a.C.
O filósofo grego Platão criou uma espécie de escola onde se estudavam disciplinas como filosofia e matemática por meio de questionamentos. O protótipo escolar ficava nos jardins de Academos, em Atenas - daí vem o termo "academia".

343 a.C.
Em famílias mais ricas, era comum pagar-se um preceptor, um mestre com mais conhecimentos que guiasse as crianças nos estudos. Em 343 a.C. Aristóteles, por exemplo, tornou-se preceptor de Alexandre, o Grande, rei da Macedônia.

Séc. 4 a.C.
Surgem as primeiras "escolas". Eram locais onde mestres ensinavam gramática, excelência física, música, poesia, eloqüência, mas não existiam salas de aula no sentido atual. Esse modelo dura séculos, até as escolas modernas.

859
Surge a Universidade de Karueein em Fez, no Marrocos, que existe até hoje. É considerada a primeira universidade do mundo no sentido moderno do termo - uma instituição dividida em departamentos com conhecimentos de diferentes áreas.

Séc. 12
Surgem na Europa as primeiras escolas nos moldes das atuais, com crianças nas carteiras e professores em salas de aula. Eram obras de instituições de caridade católicas que ensinavam a ler, escrever, contar e, junto, iam transmitindo as lições do catecismo.

1158
O imperador do Sacro Império Romano-Germânico Frederico Barba Ruiva funda a Universidade de Bolonha, na Itália, primeira da Europa. Na maior parte do continente, o conhecimento ficava limitado ao clero - Bolonha era exceção.

1549
É fundada a primeira escola do Brasil, em Salvador, por um grupo de jesuítas, que também funda a segunda, em 1554, em São Paulo - a data marca também a fundação da cidade. Ensinava-se a ler, escrever, matemática e doutrina católica.

1792
É criada a Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, que, com o tempo, foi agregando outras especialidades e acabou tornando-se a Escola Politécnica da UFRJ. Ela ganha o nome de Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1920.

1808
Dom João VI funda a primeira faculdade do Brasil, a Faculdade de Medicina da Bahia. Lá formou-se Rita Lobato Velho Lopes, a primeira médica brasileira diplomada em território nacional. Ela jogou o chapéu pra cima em 1887.

1827
Surgem no Brasil as duas primeiras faculdades de direito. Em uma tacada só, dom Pedro I funda a Faculdade de Olinda e a do Largo São Francisco, em São Paulo. A São Francisco formou presidentes brasileiros, como Washington Luís e Jânio Quadros.

1912
É fundada a Universidade Federal do Paraná, a primeira do Brasil a já surgir com esse status.

CONSULTORIA: CARLOTA BOTO E CECILIA CORTEZ, PROFESSORAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP

Treinamento das oficinas e Projeto Quatro Estações do SESC


Oficinas de Preparação dos Alunos e Professores monitores dia 17/05/2011




Dia 21/05/2011 ocorreu em nossa Unidade Escolar um dia dedicado a Educação e ao Lazer da comunidade.
O Projeto Quatro Estações do SESC que será realizado uma vez ao mês em nossa escola teve início neste final de semana.
Foram oficinas de reciclagem (confecção de bonecas e caixas enfeitadas), pintura de rosto, balão linguiça, pipa, leitura, entre outras atividades que contaram com a participação de pais, alunos, professores, oficineiros e da comunidade.

Visita do Subsecretário Metropolitano de Educação



No dia 19/05/11, data do Trabalho Coletivo, esteve presente em nossa Unidade Escolar o Subsecretário Metropolitano de Educação Marcelo Ferreira de Oliveira conversando com pais e alunos dos turnos Matutino e Vespertino, que foram previamente convocados,  sobre a mudança de endereço desta Unidade Escolar. O subsecretário visitou algumas salas de aula, constatando a real situação da escola. Respondeu a perguntas de pais e alunos. Comentou ainda que os transtornos causados neste momento serão sanados da melhor maneira possível e que todas as mudanças provocam reações variadas, os alunos que desejarem pedir a transferência desta Unidade Escolar serão alocados em outras Unidades em que tenha a série do aluno de acordo como o horário das unidades escolares. E para que não tenham maiores transtornos as atividades do 2º Bimestre serão encerradas ainda neste endereço.

Festa do Dia das Mães

No dia 13/05/11 os alunos do turno Vespertino do Colégio Estadual Duque de Caxias juntamente com os professores e funcionários fizeram uma homenagem as mães. Fizeram parte das atividades comemorativas: teatro dos alunos do 3° ano, apresentações musicais do 1° ao 4° ano e o coral formado por todos os alunos que estavam presentes do 1° ao 5° ano. 

Semana da Alimentação 2010

Semana da Alimentação 2010
Turmas Vespertino

Atividades do dia do Circo - 2010

Atividades do dia do Circo - 2010
Comemoração Turno Vespertino

Passeio ao Museu - 2010

Passeio ao Museu - 2010
Turno Matutino

Dia das Mulheres 2010

Dia das Mulheres 2010
Funcionárias do Colégio